entradas

Maestro Rui Marques

Rui Miguel Rosado Marques nasceu em 1976 e é natural do Barreiro.

Iniciou a sua aprendizagem na Banda de Música do Barreiro e em 1999 concluiu o Curso Profissional de Flauta Transversal da Escola Profissional de Música de Almada com a Profª Katharine Rawdon. Em 2004 concluiu a Licenciatura em Flauta pela Escola Superior de Música de Lisboa com o Prof. Nuno Ivo Cruz.

Relativamente à carreira profissional, é instrumentista da Banda da Armada Portuguesa, desde 1996; colabora regularmente com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Gulbenkian, a Sinfonietta de Lisboa e a Orquestra de Câmara Portuguesa. Trabalhou nestas orquestras sob a direcção de maestros como Dennis Russel Davis, Rafael Frübeck de Burgos, Marko Letonja, Michael Zilm, Gennady Rozhdestvensky, Joana Carneiro, Kiril Petrenko, Pedro Carneiro, entre outros.

Colaborou com a orquestra do Musical "My Fair Lady"; é membro da "São Luiz Band" que, sob direcção do maestro Nuno Feist, realizou o ciclo de espectáculos sobre os Grandes Musicais Americanos; é membro do quinteto de Sopros Sine Nomine; é membro do quinteto de sopros Sons do Vento (com o qual editou o CD “Sons do Vento”, pela EMI- Valentim de Carvalho, em 1999); foi músico convidado, para trabalho discográfico, por vários artistas portugueses como Vitorino, Rodrigo Leão, Marta Dias, Ala dos Namorados, Mafalda Veiga, José Mário Branco, Sérgio Godinho e João Afonso.

Como desenvolvimento profissional, participou em várias masterclasses orientadas por alguns grandes nomes ligados ao ensino da flauta transversal: Trevor Wye, William Ben-net, Rien de Reede, Gary Woodward e Emmanuel Pahud. Participou também numa mas-terclass orientada por Pedro de Alcântara, subordinada à Técnica Alexander e num workshop de Direção de Banda com o maestro Jo Conjaerts.

Foi Professor de Flauta no Conservatório Regional "Silva Marques" em Alhandra, entre 2002 e 2004, no Musicentro do Colégio Salesiano Oficinas de S. José, entre 2001 e 2008 e na Escola de Artes da Sociedade Artística e Musical dos Pousos entre 2008 e 2012. Atualmente leciona na Escola de Música da Banda Municipal do Barreiro, no Conservatório Regional de Artes do Montijo e na Sociedade Filarmónica União Pinheirense.

Desde Julho de 2010 dirige a Banda Municipal do Barreiro com a qual participou no 4º Concurso de Bandas do Ateneu Artístico Vilafranquense. Destaque-se ainda a participação nas comemorações do 150º aniversário do Museu de Marinha, bem como em encontros de bandas em diversos pontos do país.
No âmbito do concelho do Barreiro, dirigiu diversas apresentações da Banda Municipal do Barreiro em colaboração com outras organizações de cariz cultural como o Coral TAB, a Escola de Jazz do Barreiro e a companhia do teatro Arteviva.


Sem comentários:

Enviar um comentário